Esta possibilidade poderá ser colocada em prática de acordo com o Ministério da Defesa na divisa com a Ucrânia
Por Misto Brasil – DF
A Polônia poderá derrubar mísseis russos nas proximidades de suas fronteiras, de acordo com o porta-voz do Ministério da Defesa do país, Pawel Wronski, após as autoridades ucranianas terem feito essa proposta aos seus aliados
“Esta questão está sendo examinada do ponto de vista jurídico e técnico, mas ainda não foi tomada uma decisão a respeito”, disse Wronski em uma entrevista à agência de notícias ucraniana Ukrinform.
Ele acrescentou que Kiev pediu a Varsóvia que utilize seu sistema de defesa antiaérea para destruir mísseis russos sobre o território da Ucrânia.
Wronski afirmou que as conversas sobre o assunto surgiram após, segundo ele, um míssil de cruzeiro russo supostamente ter entrado no espaço aéreo polonês perto da cidade de Oserdow por 39 segundos.
Mais cedo, o ministro da Defesa polonês, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, anunciou um acordo com os Estados Unidos para a entrega de um sistema de reconhecimento do espaço aéreo no valor de US$ 960 milhões (R$ 4,9 bilhões). Segundo ele, o objetivo é colocar o equipamento norte-americano para monitorar suas fronteiras no nordeste do país.
Nos termos do contrato, a Polônia receberá quatro aeróstatos – ou balões atracados –, que serão estacionados ao longo de suas fronteiras leste e nordeste, de forma a ajudar o sistema de defesa aérea e o sistema de observação costeira polonês.