Justiça alemã começa a julgar acusados de golpe de Estado

Alemanha protesto contra direita Misto Brasil
Milhares de pessoas fizerma protesto contra a extrema direita na Alemanha/Arquivo/Reprodução vídeo

O grupo de direita é adepto de teorias conspiratórias e que não reconhece a legitimidade do Estado da Alemanha

Por Misto Brasil – DF

A Justiça alemã começa a julgar nesta terça-feira (21/05) nove acusados de liderarem uma rede de extrema direita suspeita de planejar tomar o poder por meio de um golpe de Estado.

O grupo, adepto de teorias conspiratórias e que não reconhecia a legitimidade do Estado alemão, foi desbaratado pela polícia em dezembro de 2022 por suspeita de planejar atos terroristas para criar um clima de caos propício para uma tomada violenta do poder, escreveu a Agência DW.

O julgamento desta terça-feira, que ocorre em Frankfurt, envolve nove réus, entre eles um aristocrata, uma juíza, três ex-militares, um ex-policial, uma coach, uma cidadã russa e um consultor de finanças.

Esse é o segundo de três julgamentos que envolvem membros da rede. O primeiro, que inclui outros nove membros da chamada “ala militar” do grupo, teve início em abril em Stuttgart.

O terceiro julgamento, que vai envolver oito membros menos destacados da rede, está marcado para junho, em Munique. No total, 26 pessoas enfrentam acusações de formação de organização terrorista e planejamento de uma ação de alta-traição.

Por causa da complexidade dos processos – espera-se que acusados em um julgamento testemunhem em outros, por exemplo –, todos os procedimentos judiciais só devem ser concluídos em 2025.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas