Acordo garante que candidato anote os gabaritos do concurso da Caixa

Defensoria Pública da União DPU atendimento Misto Brasília
A DPU entrou com uma ação que permitiu o acordo com a Caixa/Arquivo/Divulgação

O entendimento ficou acertado hoje entre o banco e a Defensoria Pública da União. O certame acontece no domingo

Por Misto Brasil – DF

A Justiça Federal homologou nesta terça-feira (21) um acordo entre a Defensoria Pública da União (DPU) e a Caixa Econômica Federal. O entendimento permite aos candidatos do concurso público da Caixa anotem as respostas no cartão de confirmação de inscrição.

Essa medida visa garantir que os candidatos possam formular possíveis recursos de maneira eficaz. O certame vai acontecer no próximo domingo (26).

Leia – concurso foi adiado para os candidatos do Rio Grande do Sul

O edital original do concurso público proibia os candidatos de levarem consigo o caderno de provas e qualquer anotação das respostas, como os gabritos. Essa regra foi contestada pela DPU, que ingressou com uma ação civil pública (ACP) contra a Caixa e a Fundação Cesgranrio.

A Defensoria argumenta que a proibição prejudica os candidatos, impedindo-os de consultar suas respostas e, consequentemente, de recorrer do gabarito preliminar.

Segundo o edital, as respostas individuais só seriam divulgadas um mês após o prazo para recurso, o que dificultaria a avaliação precisa dos recursos pelos candidatos.

De acordo com o defensor público federal Alexandre Mendes Lima de Oliveira, um dos autores da ação, a Defensoria atuou em prol do devido processo legal, que só pode ser efetivado com a garantia do direito ao contraditório e à ampla defesa.

No acordo homologado pela Justiça, a Caixa compromete-se a dar ampla publicidade aos candidatos da necessidade de impressão e porte do cartão de confirmação de inscrição, pois não será permitido aos candidatos anotarem as respostas em outro local, nem levarem os cadernos de prova.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas