Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027

Seleção brasileira feminina Marta e companhia Misto Brasília
Seleção brasileira quando foi classificada em jogo no Mané Garrincha/Arquivo/Divulgação/CBF

Dez cidades, entre elas Brasília, irão sediar os jogos da Copa Feminina, de acordo com a Federação Internacional de Futebol

Por Misto Brasil – DF

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta sexta-feira (17) o Brasil como a sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. Essa é a terceira vez que o país recebe uma Copa do Mundo e é a primeira vez que a competição feminina será disputada na América do Sul.

Na votação realizada durante o Congresso da Fifa, realizado em Bangcoc, na Tailândia, a candidatura do Brasil superou a proposta conjunta europeia, apresentada por Alemanha, Bélgica e Holanda, por 119 votos a 78. Estados Unidos e México desistiram da candidatura ainda em abril.

“Parabéns ao Brasil. Vamos agora organizar a melhor Copa do Mundo da história no Brasil” afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, após o anúncio.

A décima edição da Copa do Mundo Feminina será a primeira disputada na América do Sul e terá a participação de 32 seleções. Como país-sede, o Brasil já está classificado. As outras nove seleções da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) disputarão três vagas para o torneio.

A última edição da Copa do Mundo Feminina ocorreu em 2023e foi realizada na Austrália e na Nova Zelândia. A seleção da Espanha levou o título.  O Brasil não passou da fase de grupos.

O Brasil já sediou duas Copas masculinas, em 1950 e 2014. A estrutura utilizada na última competição em solo brasileiro contribuiu para a candidatura, principalmente os estádios construídos ou reformados para a competição daquele ano.

Em 2027, dez cidades brasileiras receberão os 64 jogos da Copa, ao contrário das 12 de 2014. O objetivo é reduzir os deslocamentos e melhorar a logística para equipes e torcedores.

Em sua apresentação final no evento em Bangcoc, a comitiva brasileira enfatizou a defesa dos direitos das mulheres, da sustentabilidade, o desenvolvimento esportivo e a liderança feminina no futebol. O slogan da campanha brasileira foi “Uma escolha natural”.

A candidatura teve o apoio do governo federal, que criou um grupo de trabalho para ajudar na análise dos requisitos da candidatura, informou a Agência DW.

Os estádios que receberão os jogos da Copa de 2027

  • Maracanã (Rio de Janeiro)
  • Neo Química Arena (São Paulo)
  • Mineirão (Belo Horizonte)
  • Arena Pantanal (Cuiabá)
  • Arena Castelão (Fortaleza)
  • Arena da Amazônia (Manaus)
  • Arena de Pernambuco (Região de Recife)
  • Arena Fonte Nova (Salvador)
  • Mané Garrincha (Brasília)
  • Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas