A diretora do hospital, Miriam Lapunikova, afirmou que Robert Fico foi submetido a uma cirurgia que se estendeu por cinco horas
Por misto Brasil – DF
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, segue em condição estável. O seu quadro de saúde permanece “muito grave”, anunciou nesta quinta-feira (16) o vice-primeiro-ministro Robert Kalinak, um dia após o chefe de governo ser baleado em uma tentativa de assassinato.
Os cirurgiões passaram várias horas na sala de operação durante a noite, tentando salvar a vida do político de 59 anos. “Os médicos conseguiram estabilizar o paciente durante a noite”, afirmou Kalinak, que também é ministro da Defesa.
“Infelizmente, o estado de saúde ainda é muito grave porque os ferimentos são complexos”, acrescentou o vice-premiê, durante uma entrevista coletiva diante do hospital Roosvelt de Banska Bystrica, na região central do país.
Segundo o ministro do Meio Ambiente, Tomas Taraba, Fico deve sobreviver. “Tanto quanto sei, a operação correu bem e penso que no final ele irá sobreviver”, disse Taraba, que também ocupa um dos quatro postos de vice-premiê.
A diretora do hospital, Miriam Lapunikova, afirmou que Fico foi submetido a uma cirurgia que se estendeu por cinco horas. Ela confirmou um quadro “realmente grave” e informou que o primeiro-ministro permanecerá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Robert Fico foi baleado na tarde de quarta-feira, no início de uma reunião de gabinete em Handlova, a 150 km da capital do país, Bratislava. O atentado provocou comoção no país.
O ataque foi a primeira grande tentativa de assassinato de um líder político europeu em mais de 20 anos e também provocou condenação internacional. O último político europeu de envergadura internacional assassinado no continente foi a ministra das Relações Exteriores da Súecia Anna Lindh, em 2003.