TSE derrubou inelegibilidade e Grass pode ser candidato em 2026

Leandro Grass candidato DF Misto Brasília
Leandro Grass quando estava em campanha eleitoral em 2022/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

O ex-deputado distrital e presidente do Iphan estava impedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF de se candidatar por oito anos

Por Misto Brasil – DF

O ex-deputado distrital Leandro Grass (PV), virtual candidato da oposição ao governo do Distrito Federal em 2026, deixou de ser inelegível nesta terça-feira (14).

É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubou o impedimento de oito anos determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal. Com esta decisão, ele poderá concorrer nas eleições de 2026.

Os ministros aceitaram os argumentos da defesa e não acolheram um pedido apresentado pela chapa do governador Ibaneis Rocha(MDB). Na época das eleições majoritárias de 2022, os adversários do então candidato ao Palácio do Buriti acusaram Grass de abuso de propaganda.

A defesa de Ibaneis sustentava que as propagandas irregulares ajudaram a impulsionar a candidatura de Grass, que ficou em segundo lugar no pleito eleitoral.

No TSE a decisão foi tomada por unanimidade de votos. Os ministros seguiram o voto do relator, André Ramos Tavares, para quem as mensagens divulgadas pela campanha de Grass apresentavam críticas “próprias ao limite da disputa eleitoral”, notou O Globo.

Atualmente Leandro Grass é presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  A sua candidatura ao governo distrital daqui a dois anos depende de uma costura entre os partidos da chamada esquerda e, especialmente, do apoio do presidente Lula da Silva (PT).

Os entendimentos ainda estão incipiente, mas Grass é citado com constância para enfrentar a vice-governadora, Celina Leão (PP), que foi citada pelo próprio Ibaneis como sucessora da atual administração.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas