A Polícia Federal contabilizou, entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2024, mais de um milhão de entradas de venezuelanos
Por Misto Brasil – DF
A Defensoria Pública da União (DPU) promove hoje (13) e amanhã, uma missão internacional em Boa Vista e Pacaraima, em Roraima. É para tratar do atendimento da instituição na questão migratória e identificar possíveis vias de cooperação.
Essa região faz fronteira com a Venezuela, local onde o fluxo de migrantes é intenso e muitas pessoas chegam em situação de vulnerabilidade.
Durante a missão, serão visitados três abrigos: Pricumã, BV-8 e Janokoida.
Segundo dados da OIM, que integra o sistema das Nações Unidas, a Polícia Federal contabilizou, entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2024, mais de um milhão de entradas de venezuelanos no Brasil. Desses, de 550 mil permaneceram no Brasil.
A programação envolve visita a abrigos para migrantes na região e o acompanhamento de atividades da DPU no âmbito da Operação Acolhida, do governo federal.
Os abrigos cumprem papel essencial no acolhimento do constante fluxo de venezuelanos. Esses espaços facilitam o acesso a serviços essenciais e garantem os direitos humanos das pessoas refugiadas e migrantes, além de serem cruciais para a sobrevivência e a restauração da segurança e dignidade pessoais.
Desde 2016, quando se intensificou o fluxo migratório nessa região, a defensoria atua para viabilizar o acesso à Justiça e garantir a promoção e proteção dos direitos humanos em favor de migrantes e refugiados que chegam pela fronteira.