Washington também trabalha com o Cairo para encontrar e fechar túneis que cruzam a fronteira entre Egito e Faixa de Gaza
Por Misto Brasil – DF
O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ofereceu dados secretos a Israel que ajudará a localizar líderes do Hamas e encontrar a infraestrutura subterrânea do movimento na Faixa de Gaza, em troca de Tel Aviv não cancelar a operação militar em larga escala prevista em Rafah, relatou o jornal The Washington Post.
Além disso, funcionários dos EUA também ofereceram ajuda para fornecer milhares de abrigos aos palestinos evacuados de Rafah, apontou a publicação neste sábado (11).
Leia – presidente da Colômbia pede a prisão do primeiro-ministro de Israel
Leia – combates impede a ajuda humanitária na Faixa de Gaza
Washington também trabalha com o Cairo para encontrar e fechar túneis que cruzam a fronteira entre Egito e Faixa de Gaza na área de Rafah, que o Hamas usava para reabastecer suprimentos militares.
Na noite na última segunda-feira (06), o exército israelense iniciou a operação militar nas partes orientais de Rafah e assumiu o controle no lado palestino da fronteira com o Egito.
As autoridades israelenses afirmam que a operação tem como objetivo eliminar os remanescentes dos batalhões do movimento palestino Hamas na Faixa de Gaza. Na sexta (10), a mídia israelense relatou que o gabinete militar de Israel havia aprovado a expansão da operação terrestre na região.
Desde outubro, mais de 34 mil pessoas já morreram por conta do conflito promovido por Israel, que tem como principal aliado os EUA.