O documento ser’apresentado ao Congresso dos Estados Unidos pelo secretário de Estado Antony Blinken
Por Misto Brasil – DF
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, deve apresentar ao Congresso um relatório “altamente crítico” a Israel nesta sexta-feira (10),.
Entretanto, vai se abster de fazer quaisquer acusações de possíveis violações do direito internacional na Faixa de Gaza, informou o Axios, citando três autoridades norte-americanas, informou a Agência Sputnik.
Leia – fuga de Rafah mobiliza mais de 80 mil palestinos
O Departamento de Estado dos EUA está estudando o uso de armas por Israel e seis outras nações que participam em vários conflitos armados, de acordo com um novo Memorando de Segurança Nacional dos EUA, informou o portal de notícias.
Se Washington descobrir quaisquer violações da legislação humanitária internacional por parte destes países, poderá decidir suspender a assistência militar a eles, afirma a apuração.
Como parte do processo, Blinken teria sido instruído a estudar uma série de incidentes relacionados com as ações de Israel no conflito de Gaza.
O secretário de Estado dos EUA provavelmente não deve se conter em suas críticas ao Estado judeu, mas não chegará a concluir que Israel alegadamente violou o direito internacional no contexto do memorando de segurança nacional dos EUA, afirma o relatório.
Na segunda-feira (06), Israel iniciou uma operação militar nas partes orientais de Rafah e assumiu o controle do lado de Gaza na passagem de fronteira de Rafah com o Egito.
A decisão ocorreu apesar do movimento palestino Hamas ter concordado com os termos de um acordo de cessar-fogo proposto por Egito e Catar. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu considerou o acordo inaceitável. Acredita-se que mais de um milhão de pessoas estejam abrigadas em Rafah.