Fuga de Rafah mobiliza mais de 80 mil palestinos

Rafah Faixa de Gaza fuga guerra Misto Brasil
Milhares de pessoas estão fugindo de Rafah diante do ataque de Israel/Arquivo/Reprodução vídeo

A ONU também alertou que alimentos e combustível estão se esgotando na região, que concentra mais de 1 milhão de pessoas

Por Misto Brasil – DF

Mais de 80 mil palestinos fugiram da cidade de Rafah, no sul de Gaza, desde o início da semana, segundo informou a ONU nesta quinta-feira (09), enquanto tanques israelenses se aproximam da área, que vem sendo alvo de bombardeios constantes.

A operação na região começou na segunda-feira, quando Tel Aviv ordenou que cerca de 100 mil pessoas saíssem da parte leste de Rafah, no que foi interpretado como um prenúncio da invasão terrestre, publicou a DW.

A ONU também alertou que alimentos e combustível estão se esgotando na região, que concentra mais de 1 milhão de palestinos, a grande maioria refugiados de outras áreas do norte de Gaza destruídas no conflito.

Segundo Martin Griffiths, coordenador de ajuda emergencial da ONU, militares israelenses não vêm permitindo que nada entre ou saia da área após a tomada de passagens de fronteira com o Egito.

De acordo com a ONU, nenhum caminhão com ajuda humanitária entrou em Gaza entre segunda e quarta.

“O fechamento das passagens significa que não há combustível. Significa que não há caminhões, geradores, água, eletricidade e movimento de pessoas ou mercadorias. Isso significa que não há ajuda”, escreveu Griffiths na rede X.

“Os civis em Gaza estão passando fome e sendo mortos e nós somos impedidos de ajudá-los. Essa é a Gaza de hoje, mesmo depois de sete meses de horrores”, completou.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas