Combates impedem distribuição de ajuda humanitária

Gaza Rafah população Misto Brasil
Situação da regiào de Rafah, que está sob ataque israelense/Reprodução vídeo

Mais de 1 milhão de palestinos deve ter buscado refúgio em Rafah desde o início da guerra entre Israel e Hamas

Por Misto Brasil – DF

Combates intensos na Faixa de Gaza impedem a distribuição de ajuda humanitária à população palestina.

Levaram mais de 110 mil civis a fugirem de Rafah, cidade no sul do enclave que vinha sendo poupada do conflito até ser parcialmente tomada por tropas israelenses no início desta semana, informou a Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia – fuga de Rafah mobiliza 80 mil palestinos

A entidade, que aprovou nova resolução nesta sexta-feira (10) em que pede o reconhecimento do Estado palestino ao Conselho de Segurança, alerta que a situação em Gaza é cada vez mais crítica.

O órgão estima que mais de 1 milhão de palestinos tenha buscado refúgio em Rafah desde o início da guerra entre Israel e o grupo radical islâmico Hamas, há mais de sete meses.

A cidade na fronteira com o Egito tem importância estratégica para o apoio a civis atingidos pelo conflito, já que era por lá que entrava a maior parte da ajuda humanitária.

Com a tomada do posto fronteiriço pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) na última terça-feira, porém, não há mais entregas de mantimentos essenciais como alimentos e medicamentos, nem doentes e feridos podem deixar o enclave para se tratar no exterior.

Segundo a ONU, a falta de combustível ameaça o funcionamento de instalações médicas e a infraestrutura para fornecimento de água e tratamento de esgoto, e pode faltar comida no sul de Gaza já a partir deste sábado.

“Simplesmente não temos barracas, não temos cobertores, não temos roupas de cama”, disse Georgios Petropoulos, funcionário do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, ao descrever as condições de assistência aos que fogem de Rafah.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas