O crescimento foi potencializado pelo setor agropecuário, que aumentou 15%. No setor de serviços, observou-se um crescimento anual de 2,4%
Por Misto Brasil – DF
No primeiro levantamento do Instituto Propague
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 2,9% no ano passado, segundo um levantamento realizado pelo Instituto Propague e pelo Economic Research da Stone. O setor agropecuário registrou um aumento de 15%, de acordo com este levantamento.
No setor de serviços, observou-se um crescimento anual de 2,4%, sendo o segmento de serviços prestados às famílias o de maior destaque, com uma alta de 4,7% em 2023.
O relatório mostra que no último trimestre de 2023, houve uma diminuição no comprometimento da renda das famílias com serviços da dívida. E também uma redução na inadimplência.
Isso foi acompanhado por um aumento no índice de confiança do consumidor, apontando para um encerramento positivo do ano e perspectivas favoráveis para 2024.
“Os dados oferecem perspectivas promissoras para empreendedores e profissionais do mercado de serviços. Estes dados sugerem um potencial aumento na disponibilidade financeira dos consumidores, indicando uma oportunidade para ajustar estratégias de vendas, aproveitando a crescente demanda”, comentou a pesquisadora do Instituto Propague, da StoneCo, Morgana Tolentino.
O último trimestre de 2023 registrou queda do comprometimento da renda das famílias com serviço da dívida, bem como da inadimplência, além de aumento do índice de confiança
do consumidor, fechando, assim, o ano com expectativas positivas para 2024, de acordo com o relatório.
“Em 2023, o setor de comércio varejista registrou um modesto crescimento de 0,6%, enquanto o setor de serviços registrou crescimento de 2,4%, muito impulsionado pela sua interconexão com o setor agropecuário (que registrou um crescimento anual de 15% e safra recorde), sobretudo com relação a transporte de mercadorias, parte integrante da atividade de serviços”.