Na bolsa de valores a alta foi de 0,21%, com os investidores aguardando os acontecimentos. O dólar acabou em alta a R$ 5,09
Por Misto Brasil – DF
O Ibovespa fechou próximo em alta, com 0,21%, aos 129.480,89 pontos, um ganho de 270,41 pontos, com os investidores aguardando a decisão do Copom sobre a Selic. O resultado é informado pelo Copom no início da noite e a taxa ficou em 10,50% aa.
o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.
O mesmo sentimento se abateu sobre o dólar comercial, que acabou com alta de 0,47%, a R$ 5,09.
E economistas da Guide Investimentos, em relatório a clientes, disseram que, “no pano de fundo (da reunião do Copom), o impacto da situação de calamidade no Rio Grande do Sul na economia continua sendo uma fonte de preocupação, especialmente diante do cenário fiscal desafiador e da deterioração das expectativas de inflação”.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também falou sobre o Copom e apresentou desejo que continuidade do ritmo: “tem essa discussão sobre o corte − se respeita o comunicado anterior, que fazia uma referência a um corte de 0,5 [ponto percentual] no dia de hoje, ou se vai haver uma alteração justificada”.
Mas ele ponderou que “a taxa de juros continua uma das mais elevadas do mundo e que a inflação de março e a prévia de abril se comportaram muito bem. A inflação de março foi 0,16% e, no IPCA-15, a expectativa do mercado era 0,29% e foi de 0,21%”.
Natalia Moura, analista de renda fixa no research da XP, que participou esta manhã do Morning Call da XP, avalia que os investidores irão olhar dois pontos sobre o que sair da reunião. “A parte de unanimidade da decisão.