Israel fechou a passagem para Gaza após Hamas disparar foguetes

Primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu com soldadfos Misto Brasil
Primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu com soldados/Arquivo/Reprodução vídeo

A travessia é uma das poucas rotas para levar ajuda humanitária, incluindo alimentos e suprimentos médicos para Gaza

Por Misto Brasil – DF

Israel fechou a passagem Kerem Shalom para Gaza depois que o Hamas disparou foguetes de dentro da faixa. Israel disse que o ataque matou três de seus soldados, ferindo vários outros, sgeundo divulgou a BBC News.

A travessia é uma das poucas rotas para levar ajuda humanitária, incluindo alimentos e suprimentos médicos para Gaza.

Mediadores no Egito mantiveram negociações de dois dias com o objetivo de garantir um acordo para um cessar-fogo em Gaza e a libertação dos reféns detidos pelo Hamas.

Num comunicado, o Hamas disse que a última rodada terminou no domingo (05) e que a sua delegação viajaria agora do Cairo ao Qatar para consultar a liderança do grupo.

O chefe da CIA, William Burns, que também esteve envolvido nos esforços de mediação, também deixou a capital egípcia para conversações em Doha, segundo relatos.

Acredita-se que a proposta de trégua envolva uma pausa de 40 dias nos combates enquanto os reféns são libertados e a libertação de vários prisioneiros palestinianos detidos em prisões israelitas.

O Hamas disse que via a proposta atual sob uma “luz positiva”, mas o principal ponto de discórdia parece ser se o acordo de cessar-fogo seria permanente ou temporário.

O grupo insiste que qualquer acordo implica um compromisso específico com o fim da guerra, mas o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rejeitou isso no domingo.

“O Estado de Israel não pode aceitar isto [as exigências do Hamas], não estamos preparados para aceitar uma situação em que as brigadas do Hamas saiam dos seus bunkers, assumam novamente o controle de Gaza, reconstruam a sua infra-estrutura militar e voltem a ameaçar os cidadãos de Gaza. Israel nos assentamentos ao redor das montanhas do sul, em todas as partes do país”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas