Nordeste envia ajuda para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Rio Grande do Sul resgate de flagelados Misto Brasil
Helicóptero da Marinha faz resgate de família no bairro Niteroi, em canoas/Divulgação
Compartilhe:

Estão sendo enviados bombeiros e equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas, roupas técnicas, cordas e outros

Por Misto Brasil – DF

O Consórcio Nordeste, grupo formado pelos nove estados da região, anunciou o envio de recursos humanos e equipamentos para auxiliar os esforços de busca, socorro e o atendimento à população atingida pelas tempestades no Rio Grande do Sul.

Segundo o consórcio, cada estado disponibilizou recursos, incluindo dezenas de bombeiros militares, binômios (dupla formada por bombeiro e cão farejador), embarcações, viaturas e enfermeiros.

Leia – Aeroporto de Porto Alegre fechado e 56 mortes na tragédia gaúcha

Estão sendo enviados também Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas, roupas técnicas, cordas e outros.

Em Santa Catarina há um “alerta máximo” para deslizamentos de terra e desabamentos de estruturas, segundo boletim da Defesa Civil desta sexta-feira (3). A região do Oeste é a mais atingida pelas chuvas que atingem o Sul do país.

Segundo informou o g1 catarinense, 20 cidades registraram volumes elevados nas últimas 48 horas. Em Seara, onde choveu menos entre as mais castigadas do estado, foram 100 milímetros durante este período.

Um idoso de 61 anos morreu. Ele havia desaparecido na quinta-feira (2), quando o carro que dirigia foi levado pela correnteza.

O Rio Grande do Sul já registra 56 mortes devido às fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana. De acordo com boletim da Defesa Civil, 281 municípios foram afetados deixando 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 cidadãos desalojados. O número de desaparecidos chega a 67. Há ainda 74 feridos.

Os trabalhos de resgate têm sido dificultados por cortes de energia elétrica e de telecomunicações. Diversas comunidades do interior do estado encontram-se isoladas por alagamentos e ocorrências nas estradas. Até a noite desta sexta-feira (3), ao menos 128 trechos de 68 rodovias estavam total ou parcialmente bloqueados, incluindo estradas e pontes.

“Os nove governos do Nordeste deixam seus efetivos à disposição do Governo do Rio Grande do Sul para que juntos possamos combater os efeitos deste desastre natural que atinge nossos irmãos gaúchos”, disse o consórcio em nota.

De acordo com as previsões, o mau tempo não deve dar trégua ao longo do fim de semana. Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou novo alerta de perigo de chuvas intensas para o Rio Grande do Sul e a região sul de Santa Catarina.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas