Violentos confrontos nas universidades dos Estados Unidos

Manifestação universidade EUA Misto Brasil
Estudantes montam barricadas na Universidade da Califórnia em Los Angeles/Arquivo/Reprodução vídeo

A violência ocorre entre manifestantes pró-palestinos e um grupo de contramanifestantes pró-israelenses

Por Misto Brasil – DF

A tensão em universidades americanas onde ocorrem protestos pró-palestinos e contra a guerra na Faixa de Gaza se elevou na madrugada desta quarta-feira (01), com confrontos violentos na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

Do outro lado do país, a manifestação que paralisou a Universidade Columbia terminou de forma dramática na terça-feira, com policiais da tropa de choque entrando em um prédio ocupado e prendendo dezenas de pessoas.

Leia – ações violentas nas universidades preocupa representante da ONU

Na Califórnia, os confrontos ocorreram entre manifestantes pró-palestinos e um grupo de contramanifestantes pró-israelenses, segundo a imprensa dos Estados Unidos.

O jornal estudantil da UCLA, Daily Bruin, informou que a violência eclodiu do lado de fora de um acampamento de barracas montado no campus, quando os apoiadores de Israel tentaram derrubar barricadas de proteção erguidas pelos pró-palestinos. A polícia com equipamento antimotim foi acionada, mas não interveio imediatamente.

Durante os confrontos, membros dos dois grupos jogaram cadeiras, empurraram e chutaram uns aos outros. Alguns armados com paus ainda bateram em outros.

Antes da chegada da polícia de choque, um grupo se amontoou sobre uma pessoa que estava deitada no chão, chutando-a e batendo nela até que outros a tirassem da confusão.

“Atos horríveis de violência ocorreram no acampamento hoje à noite, e imediatamente chamamos a polícia para apoio mútuo”, afirmou Mary Osako, vice-reitora da UCLA, ao Daily Bruin.

A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, conversou com o reitor da universidade e disse que a polícia atenderia ao pedido da UCLA, segundo informou o porta-voz dela nas redes sociais.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas