Supermercados têm 357.300 vagas de empregos abertas

supermercado economia Misto Brasília
Supermercados tem milhares de vagas abertas/Arquivo

O número foi apresentado pela Associação Brasileira de Supermercados, que sugere uma política nacional para fomentar a contratação

Por Misto Brasil – DF

O Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou que existem no Brasil hoje 357.300 vagas de emprego abertas no setor.

As vagas são para funções como operador de caixa, repositor, estoquista, balconista, auxiliar, açougueiro, padeiro, dentre outras e incluem oportunidade de trabalho para pessoas com deficiência.

As vagas são para lojas em todos os seus formatos e canais de distribuição: atacarejo, supermercado convencional, hipermercado, loja de vizinhança, loja de conveniência, loja de container/condomínio, e-commerce e minimercados, mercearias, armazéns e hortifruti.

A maior parte das vagas abertas estão concentradas na região Sudeste, onde há 207. 861 vagas. Seguida da região Sul, com 66.553 vagas, Nordeste, com 51.867 vagas e Centro-Oeste (18.335) e Norte  (12.684).

Segundo dados do Ranking Abras 2024, no ano passado o setor empregou 9 milhões de pessoas, nas mais de 414 mil lojas no país. Desse total, as mulheres representaram 4,6 milhões (51,3%) e os homens 4,4 milhões (48,7%).

Uma parceria recente entre a Abras e o Sebrae Nacional vai fomentar micro e pequenas empresas do setor varejista de alimentos com capacitação e educação para estimular o crescimento econômico regional. E, também, criar oportunidades para colaboradores e empreendedores.

O presidente da associação, João Galassi, sugere que políticas públicas de estímulo à contratação poderiam ajudar o setor a preencher essas vagas abertas, inclusive beneficiando a contratação de profissionais com 60 anos ou mais. Outra frente defendida pela entidade é a não suspensão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas empregadas no setor.

“Muitas vezes o trabalhador deixa de aceitar uma oportunidade de trabalho para não perder o benefício. Então, repensar essa questão pode ajudar no preenchimento dessas vagas do nosso setor”,

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas