Ex-capitão das Forças Armadas da Alemanha admite espionagem

Bundeswehr, Forças Armadas da Alemanha Misto Brasília
Soldados da Bundeswehr, as Forças Armadas da Alemanha/Arquivo/DW

O suspeito, identificado como Thomas H., foi preso em 9 de agosto do ano passado. Ele responde por acusações de espionagem

Por Misto Brasil – DF

Um ex-capitão da Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha) admitiu nesta segunda-feira (29/04) perante um tribunal em Dusseldorf ter espionado para a Rússia. Ele disse que forneceu informações à inteligência russa por temer agravamento das tensões nucleares, em meio à guerra na Ucrânia.

O suspeito, identificado como Thomas H., foi preso em 9 de agosto do ano passado. Ele responde por acusações de espionagem e de vazar segredos de Estado, divulgou a DW.

O capitão da Bundeswehr teria feito diversas ofertas – não solicitadas – de colaboração a autoridades no consulado da Rússia em Bonn e na embaixada em Berlim a partir de maio de 2023. Nessas ocasiões, ele teria entregado informações consideradas sensíveis.

De acordo com os promotores, Thomas H. fotografou documentos de treinamentos referentes a sistemas de munição e tecnologias aeronáuticas. Ele teria depositado o material na caixa de correios do consulado russo em Bonn. Não, há, no entanto, evidências de que ele teria sido pago para fazê-lo.

Como capitão, ele atuava no Departamento de Apoio e Serviços de Equipamento, Informação e Tecnologia, uma unidade da Bundeswehr na cidade alemã de Koblenz responsável por equipar as Forças Armadas, além de testar e adquirir novos equipamentos e tecnologias, às quais ele teria acesso.

Essa unidade, que possui 12 mil funcionários, viu seu trabalho aumentar desde a invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, ao mesmo tempo em que o governo alemão realiza uma reforma da Bundeswehr após anos de descaso das autoridades.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas