Implicações bilionárias para a venda do TikTok nos Estados Unidos

Rede social TikTok Misto Brasília
A rede social está em expansão e atinge especialmente crianças e adolescentes/Arquivo/Divulgação

A controladora chinesa ByteDance tem até um ano para vender as operações da TikTok nos EUA ou enfrentará uma proibição

Por Misto Brasil – DF

Durante anos, a liderança do TikTok tentou convencer os Estados Unidos de que o popular aplicativo de mídia social usado por até 170 milhões de americanos não era uma ameaça à segurança nacional, escreve Jessica Guyn, do USA Today.

O projeto de lei em si dá à ByteDance quase um ano para alienar o TikTok – nove meses, com uma possível prorrogação de três meses – muito mais do que o prazo de seis meses proposto pela medida original da Câmara.

Leia – TikTok pode ser banida dos Estados Unidos

A luta foi perdida na noite de terça-feira, quando o Senado aprovou o projeto de venda ou proibição do TikTok com apoio bipartidário esmagador.

Incluída em um  pacote de ajuda externa de US$ 95 bilhões, a legislação dá à controladora chinesa ByteDance até um ano para vender as operações da TikTok nos EUA ou enfrentará uma proibição. O presidente Joe Biden disse que o assinaria na quarta-feira (24).

“A longa ameaça de proibição do TikTok está agora aqui, com o relógio começando assim que Biden sancionar o projeto de lei”, disse Dan Ives, analista da Wedbush Securities.

O tempo ainda não acabou para o TikTok. A legislação provavelmente enfrentará desafios legais por parte do TikTok e de seus apoiadores

Não foi possível contatar imediatamente o TikTok para comentar.

No sábado, a empresa emitiu um comunicado acusando os legisladores de interferirem em um projeto de lei que atropela os direitos de liberdade de expressão, prejudica as empresas americanas e ameaça fechar uma plataforma que contribui com bilhões para a economia dos EUA.

Em março, a Câmara votou esmagadoramente pela aprovação de um projeto de lei para forçar a mão da ByteDance. O projeto foi então encaminhado ao Senado, onde seu destino era incerto.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Mike Johnson, vinculou-o a um pacote de ajuda externa à Ucrânia e a Israel, colocando-o num caminho rápido para se tornar lei e aumentando a possibilidade de uma proibição nos Estados Unidos. 

Os fãs do aplicativo inundaram os legisladores com apelos irados protestando contra a legislação do TikTok. Mas os legisladores dizem que o controle do aplicativo por um adversário estrangeiro é um risco muito grande.

A legislação aumentou as tensões com a China. Na semana passada, a Apple removeu vários aplicativos, incluindo WhatsApp e Threads da Meta, de sua loja de aplicativos na China, a pedido de Pequim, em aparente retaliação à legislação.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas