Relações entre Brasil e Índia completam 76 anos

Lula da Silva e Nerenda Modi Índia Misto Brasília
Lula da Silva e Nerenda Modi, primeiro-ministro da Índia/Arquivo/Divulgação/PR

A Índia é o maior parceiro do Brasil na Ásia, mas há um campo enorme ainda a ser perseguido nas relações comerciais

Por Misto Brasil – DF

Brasil e Índia completam neste mês 76 anos de relações diplomáticas. Além do fluxo comercial que vem aumentando, há parcerias em diferentes áreas, como no campo aeroespacial: o satélite brasileiro Amazonia 1 foi lançado da Índia.

O que esperar das relações bilaterais entre os governos brasileiro e indiano nos próximos anos? Brasília e Nova Deli estão mais próximos politicamente?

A Índia é um dos maiores parceiros do Brasil na Ásia. Somente em 2022, o fluxo comercial entre os países atingiu um recorde de US$ 15,2 bilhões (cerca de R$ 77 bilhões), um aumento de 31,4% em relação ao ano anterior.

Florência Costa, jornalista, escritora e ex-correspondente na Índia, destaca que “os dois países são complementares na recomposição de uma nova ordem global de produção”, que se configura no mundo após a pandemia e a eclosão dos conflitos atualmente vigentes.

Ela lembra a recente visita de Natarajan Chandrasekaran, CEO do Grupo Tata, conglomerado industrial indiano que veio ao Brasil em março para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas