No local estão localizados as sedes dos três Poderes e se encontra em péssimo estado de conservação
Por Misto Brasil – DF
Foi publicado hoje (22) , no Diário Oficial da União, o edital de licitação para contratação do projeto de restauração da Praça dos Três Poderes.
Na praça estão localizados o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, sedes dos Poderes executivo, legislativo e judiciário. O local está em péssimo estado de conservação.
O recurso para a realização do projeto, contemplado no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, é de R$ 993 mil.
O trabalho prevê o restauro das obras de arte, a recuperação do Museu da Cidade e Espaço Lúcio Costa; de estruturas comprometidas; iluminação da Praça e dos monumentos; acessibilidade para pessoas com deficiência; drenagem; e inclusão de câmeras de segurança.
Entre os monumentos que deverão ser restaurados também estão Dois Candangos, A Justiça, Herma de Israel Pinheiro, Herma de JK, Herma de Tiradentes, Pombal e Marco Brasília.
“É uma praça tombada e reconhecida como patrimônio mundial que faz parte desse legado maravilhoso do arquiteto Luiz Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa”, disse a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O restauro foi um dos 105 projetos de engenharia, arquitetura e complementares para recuperação de patrimônios culturais, materiais e imateriais, com tombamento federal, selecionados pelo Novo PAC Seleções. O valor total investido é de R$ 40,9 milhões.