Lula da Silva anunciou demarcação de terras indígenas no Mato Grosso e Bahia

Indígena cocar Senado Misto Brasília
A Funai foi autorizada em maio a realizar o concurso público/Arquivo

Faltam ser demarcadas a de Potiguara de Monte-Mor (PB), Xukuru-Kariri (AL) e Morro dos Cavalos e Toldo Imbu (SC)

Por Misto Brasil – DF

O presidente Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (18) a demarcação das terras indígenas Cacique Fontoura, no Mato Grosso, e Aldeia Velha, na Bahia, durante reunião do Conselho Nacional de Política Indigenista, em Brasília, com representações indígenas.

As terras indígenas que ainda aguardam demarcação são: Potiguara de Monte-Mor, na Paraíba; Xukuru-Kariri, em Alagoas; Morro dos Cavalos e Toldo Imbu, em Santa Catarina.

“O que nós estamos fazendo aqui hoje é recuperar uma relação verdadeira entre o Estado brasileiro e os povos indígenas do nosso país. Por isso recriamos o Conselho Nacional dos Povos Indígenas. E eu quero estabelecer essa relação com as lideranças e os movimentos da luta de vocês”, declarou o presidente na cerimônia que foi transmitida em sua conta na plataforma X.

Ao todo foram demarcados dez territórios desde o início do governo Lula. Mas a promessa feita no ano passado às lideranças indígenas era de que 14 terras seriam demarcadas até o fim de 2003. Lula justificou a demora nas demarcações, alegando empecilhos burocráticos e legais.

“Sei que vocês estão apreensivos e esperavam a demarcação de seis terras indígenas. Mas agora só anunciamos duas. E estou sendo verdadeiro com vocês. Algumas dessas terras que faltam estão ocupadas ou por fazendeiros ou por camponeses. Não podemos chegar sem dar uma alternativa a essas pessoas. Alguns governadores pediram tempo para solucionar, de forma negociada, a desocupação desses territórios para que possamos demarcar. Para vocês terem tranquilidade e não serem surpreendidos, no futuro, com reversão no judiciário”, diz uma das postagens.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas