Suíça rejeitou a força-tarefa de sanções contra a Rússia

Davos Suíça Fórum Misto Brasília
Local onde os países mais ricos discutem a economia mundial na Suíça/Arquivo/Divulgação/Davos

Até agora, a Suíça tem resistido às pressões para aderir ao grupo, mas o pano de fundo pode ser a ilegalidade nas sanções

Por Misto Brasil – DF

O parlamento da Suíça rejeitou proposta do governo para aderir à força-tarefa de sanções à Rússia. Segundo os legisladores do país, a cooperação independente de Berna com o órgão do G7 já funciona bem o suficiente que precise de maior institucionalidade nas relações.

De acordo com a Bloomberg, o parlamento suíço negou uma proposta do governo para se juntar a um grupo de trabalho de sanções liderado pelos EUA contra a Rússia, dizendo que a cooperação com o órgão como parte independente é suficiente.

O comitê do G7 (grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) tem a tarefa de congelar e apreender bens russos que tenham sido alvo de sanções impostas pela União Europeia (UE) e pelos EUA durante o conflito por procuração contra a Rússia na Ucrânia.

Até agora, a Suíça tem resistido às pressões para aderir ao grupo, mas o pano de fundo dessa resistência pode estar relacionado às inúmeras alegações de que a apreensão é ilegal e absurda não apenas aos olhos de Moscou.

Se levada a cabo, a medida pode pôr em questão o sistema financeiro internacional, especialmente o Ocidental provocando uma onda de retaliações, informou a Sputnik.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas