Lula da Silva critica, em Bogotá, ofensiva dos Estados Unidos contra latinos

Lula da Silva e Gustavo Petro Colômbia Misto Brasil
Lula da Silva cumprimenta o presidente da Colômbia Gustavo Petro/Divulgação/PR

O presidente do Brasil afirmou aos jornalistas que “depois de 520 anos de existência, todos nós continuamos pobres”

Por Misto Brasil – DF

O presidente Lula da Silva (PT), em coletiva realizada em Bogotá nesta quarta-feira (17), criticou a ofensiva dos Estados Unidos contra latino-americanos e defendeu uma busca pela soberania da América do Sul, por meio de união e estabilidade entre os países.

Ele afirmou que, historicamente, os países da América Latina não tinham parcerias comerciais entre si, nem com nações africanas, mas que essa lógica tem se alterado com o conceito de Sul Global.

“Somos um continente colonizado. Nossa cabeça historicamente era vontade de um lado para e Europa, onde estavam os colonizadores, e do outro lado para uma economia mais pujante, sobretudo a dos EUA.”

Em seguida, ele afirmou que “depois de 520 anos de existência, todos nós continuamos pobres”, citando o desemprego, desnutrição e mortalidade infantil presentes no continente sul-americano.

“E por isso, os Estados Unidos, que deveriam cuidar disso, gerando emprego para seus vizinhos. Os EUA têm uma política de construir um muro para que os latino-americanos à procura de chance de trabalho; e, na publicidade tão grande que eles fazem, para que sejam considerados bandidos”, criticou o presidente brasileiro.

Em discurso na Casa Nariño, durante visita à Colômbia, Lula ressaltou parcerias entre os setores comerciais e industriais do Brasil com seus homólogos colombianos, e citou que o país visa criar “parcerias estratégicas com transferência de tecnologias”.

“Na área de Defesa, não queremos apenas vender aviões ou navios. Nossa proposta é criar parcerias estratégicas com transferência de tecnologia. A reativação da Comissão de Monitoramento do Comércio Bilateral será fundamental para eliminar os entraves”, afirmou.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas