Índice de atividade econômica do Banco Central avançou 1,23%

Banco Central prédio nuvens Misto Brasília
Banco Central controla a inflação através de seus mecanismos/Arquivo

Trata-se de indicador de periodicidade mensal, que incorpora variáveis consideradas como proxies para desempenho dos setores da economia

Por Misto Brasil – DF

O Banco Central (BC) divulgou na manhã desta quarta-feira (17), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de fevereiro de 2024.

No segundo mês do ano, o IBC-BR chegou a 0,40%, o que representa um avanço de 1,23% no trimestre, chegando a representar um avanço anual de 2,95%.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central – Brasil (IBC-Br), divulgado desde março de 2010, tem como objetivo mensurar a evolução contemporânea da atividade econômica do país e contribuir para a elaboração de estratégia de política monetária.

Trata-se de indicador de periodicidade mensal, que incorpora variáveis consideradas como proxies para desempenho dos setores da economia.

Por se tratar de indicador agregado de atividade, a taxa de crescimento do IBC-Br é frequentemente comparada à do Produto Interno Bruto (PIB).

Embora a comparação seja natural, na medida que a estrutura do Sistema de Contas Nacionais (SCN) é utilizada para seleção e uso das proxies empregadas na apuração do IBC-Br , há diferenças conceituais, metodológicas e mesmo de frequência de apuração dos dois.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas