A declaração do embaixador Amir Saeid foi durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas
Por Misto Brasil – DF
“Se os Estados Unidos iniciarem uma ação militar contra o Irã, os seus cidadãos ou os seus interesses, o Irã exercerá o seu direito de responder proporcionalmente”.
A declaração é do embaixador iraniano Amir Saeid Iravani, durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) para abordar a crise entre Tel Aviv e Teerã, informou a Agência Sputnik.
O embaixador disse, ainda que, o ataque iraniano a Israel foi necessário e proporcional, e teve como alvo apenas instalações militares, disse neste domingo (14) o embaixador iraniano nas Nações Unidas, Amir Saeid Iravani.
“Essas ações concluídas foram necessárias e proporcionais. Foram precisas e visaram apenas objetivos militares, e foram realizadas cuidadosamente para minimizar o potencial de escalada e prevenir danos civis”, disse Iravani aos membros do Conselho de Segurança da ONU.
O Irã lançou dezenas de drones e mísseis contra Israel na noite de sábado (13), depois de ameaçar retaliar um ataque aéreo mortal ao Consulado-Geral iraniano na Síria, que matou sete membros da elite do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) há duas semanas (1º).
Num pronunciamento há uma hora, o porta-vos das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, afirmou que “mesmo sob ataque do Irã, não perdemos de vista – nem por um momento – a nossa missão crítica em Gaza para resgatar os nossos reféns das mãos do Hamas, representante do Irã”. Veja na postagem abaixo.
“Even while under attack from Iran, we have not lost sight—not for one moment—of our critical mission in Gaza to rescue our hostages from the hands of Iran’s-proxy Hamas.”
Listen to IDF Spokesperson RAdm. Daniel Hagari’s full statement: pic.twitter.com/DfZamaBwU5
— Israel Defense Forces (@IDF) April 14, 2024