O Irã sugere que não lançará mais ataques, mas alerta contra a retaliação israelense ou qualquer envolvimento dos EUA
Por Misto Brasil – DF
Passa pouco das 3 horas da madrugada em Israel e as sirenes soam enquanto suas defesas aéreas interceptam objetos iranianos no céu. Aqui estão as últimas informações, segundo divulgou aBBC News.
O Irã sugere que não lançará mais ataques, mas alerta contra a retaliação israelense ou qualquer envolvimento dos EUA.
Os EUA abateram alguns drones que se dirigiam a Israel, disseram autoridades militares anteriormente.
Leia – Irã diz que EUA devem ficam longe do conflito
Leia – Irã lançou dezenas de drones e mísseis contra Israel
Os iranianos em Teerã comemoram o ataque com mísseis e drones lançado pelo Irã contra Israel.
Dirigindo-se à nação, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que os militares estavam “prontos para qualquer cenário”.
O ataque do Irã segue-se a um ataque ao seu consulado na Síria, em 1 de Abril, que matou sete Guardas Revolucionários, o que Israel não reconheceu oficialmente.
O serviço nacional de emergência de Israel informou que um menino de 10 anos ficou ferido na região de Arad. Nenhuma vítima foi relatada como resultado do ataque.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, regressou à Casa Branca para se reunir com conselheiros de segurança nacional sobre os acontecimentos no Médio Oriente na tarde de sábado, encurtando uma viagem de fim de semana a Delaware, informou a Casa Branca num comunicado.
O Iraque e a Jordânia fecharam temporariamente o seu espaço aéreo quando o Irão lançou drones em direção a Israel no sábado. A Jordânia ajudou Israel a responder ao ataque abatendo dezenas de drones iranianos, informou a Reuters.
O Canadá tornou-se no sábado a última nação a alertar os seus cidadãos contra qualquer viagem a Israel e aos territórios palestinianos, no meio de ameaças crescentes de ataques a Israel.
O Departamento de Estado dos EUA emitiu um alerta de segurança ao pessoal da embaixada dos EUA na quinta-feira para permanecer na área metropolitana de Tel Aviv.
A França também alertou os seus cidadãos para “absterem-se absolutamente” de viajar nos próximos dias ao Irão, Líbano, Israel e aos territórios palestinianos.
???????? Guerra no Oriente Médio
O ataque esperado contra Israel foi coordenado e começou do Iémen, Iraque, Síria e Líbano. O Ministério da Defesa de Teerã informou aos países da região que, se abrirem o espaço aéreo para Israel interceptar drones, eles também poderão ser atacados.… pic.twitter.com/1JCrBJhgbu
— Karina Michelin (@karinamichelin) April 14, 2024