Este é um ataque abrangente e substantivo por parte do Irã, que lançou dezenas de drones e mísseis contra o território israelense
Por Misto Brasil – DF
O Irã lançou dezenas de drones e mísseis contra Israel em um ataque retaliatório, disseram os militares iranianos. Os mísseis balísticos não foram confirmados pelo lado israelense no momento.
Mas se for esse o caso, este é um ataque abrangente e substantivo por parte do Irã. Há uma corrida dos israelenses para os supermercados e postos de gasolina para garantir o abastecimento essencial numa guerra de larga escala.
Há relatos de que alguns mísseis também foram lançados por aliados iranianos – incluindo Houthis pró-Irã no Iémen.
Um antigo porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Jonathan Conricus, diz que “este é o primeiro dia do novo Médio Oriente – pela primeira vez o Irão ataca Israel directamente a partir do solo iraniano soberano”.
Falando ao canal BBC News, ele citou relatos de mais de 100 drones e mísseis de cruzeiro iranianos rumo a Israel, “com diferentes horários de chegada esperados”. Ele disse que “as defesas aéreas israelenses estão ocupadas eliminando essas ameaças”.
https://twitter.com/i/status/1779268591428235715
Israel disse que o ataque pode levar algumas horas para chegar, enquanto o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que o país está “pronto para qualquer cenário”.
O Irã alertou que Israel seria “punido” por um ataque ao seu consulado na Síria em 1º de abril. Sete Guardas Revolucionários, incluindo dois generais, e seis sírios foram mortos no ataque em Damasco
Israel reconheceu ter realizado centenas de ataques nos últimos anos contra alvos na Síria que diz estarem ligados ao Irão, mas não reivindicou o ataque em Damasco.
O presidente Joe Biden prometeu o que chamou de apoio “firme” a Israel, dizendo que os EUA “farão tudo o que pudermos para proteger a segurança de Israel”
O Irã evitou o confronto direto com Israel durante o conflito Israel-Hamas, mas o ataque em Damasco foi visto como uma grave escalada