Chuvas podem elevar os níveis dos rios no Pantanal, mas cenário preocupa

Pantanal parcialmente alagado Mato Grosso Misto Brasil
O Pantanal está parcialmente alagado pela falta de chuvas/Cenário MT

O cenário ainda preocupa, pois as precipitações esperadas não serão suficientes para compensar o déficit do período chuvoso

Por Misto Brasil – DF

As previsões de chuvas na região do Pantanal, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, podem elevar os níveis dos rios da Bacia do Rio Paraguai nas próximas semanas.

É o que indicam projeções do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Apesar disso, o cenário ainda preocupa, pois as precipitações esperadas não serão suficientes para compensar o déficit do período chuvoso.

Até março, há um acúmulo um déficit de quase 300 mm de chuva na região e, para as próximas duas semanas, são esperados 80 mm de chuva.

“Esse volume pode gerar elevações pontualmente, mas dificilmente irá fazer os rios terem uma recuperação mais significativa ao longo de toda a bacia”, afirma o pesquisador em geociências Marcus Suassuna, responsável pela operação do sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Paraguai.

Mesmo que o prognóstico das chuvas se confirme, não deve haver alteração no trecho de Porto Murtinho (MS), que apresenta os níveis mais baixos da história para essa época do ano.

De acordo com o 15º Boletim de Monitoramento Hidrológico, do SAH Paraguai, a última cota observada, na quinta-feira (11), foi de 1,92 m. O esperado seria de 4,49 m.

Em Cáceres (MT), o nível pode chegar perto da faixa de normalidade, pelo menos temporariamente, explica Suassuna. A estação registrou a cota de 2,97 m, sendo o esperado 4,26 m.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas