Reunião define objetivos das obras do Novo PAC no Distrito Federal

BR-20 Planaltina Formosa DF Misto Brasília
Trecho duplicado da BR020 entre Planaltina e Formosa/Arquivo
Compartilhe:

O programa de investimentos coordenado pelo governo federal é em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais

Por Misto Brasil – DF

Secretários do governo distrital participaram ontem (11), da reunião na Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República. O objetivo foi definir objetivos das obras do Novo PAC que serão realizadas no Distrito Federal.

O programa de investimentos coordenado pelo governo federal é em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais.

O governo local cadastrou 121 projetos na plataforma do governo federal, das quais 19 foram selecionadas. Entre elas, estão a expansão do Metrô em Samambaia, a duplicação da BR-080, o BRT Norte, e projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, saneamento e outras de mobilidade.

Foi tratado sobre o metrô de Samambaia, que entrou para a pauta prioritária, e o metrô de Ceilândia, que será encaminhado quando abrir a próxima etapa do PAC, informou a Agência Brasília.

“A boa notícia é que nós vamos conseguir executar a obra do metrô de Samambaia que inclusive já está licitada, já tem empresa vencedora, e essa parceria do Governo do Distrito Federal com o governo federal vai possibilitar a execução desta obra”, disse o secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes apresentou o projeto de duplicação da BR-080.

A primeira fase, que será até a saída de Brazlândia, já está licitada e as obras devem começar a partir de maio, após o período de chuvas. A segunda fase desta obra, que vai chegar até a divisa de Goiás com o Distrito Federal, já foi solicitada.

O BRT Norte será licitado pelo governo distrital neste mês, o viaduto que faz parte do entroncamento de Planaltina com Planaltina de Goiás, na DF-128 com a BR-020.

O restante do projeto de infraestrutura do BRT já integra o rol dos projetos do Novo PAC e será apresentado para as equipes técnicas do BNDES e do Ministério das Cidades nos próximos dias. A previsão é que a licitação seja realizada neste semestre.

“Em relação à educação, estão previstas quatro escolas de tempo integral. Todos os Cepis também, como são em tempo integral, atenderiam o programa do MEC de avançar na educação em tempo integral. Eles ficaram de avaliar a nossa solicitação. Então, foi muito positivo e a gente saiu muito satisfeito com o resultado da reunião”, informou a secretária da Educação, Hélvia Paranaguá.

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas