Pesquisa da plataforma Compra Agora em parceria com o Instituto Locomotiva também constatou que o setor está otimista
Por Misto Brasil – DF
Cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado pelo varejo de vizinhança nas compras de reposição de estoque, de acordo com pesquisa da plataforma Compra Agora em parceria com o Instituto Locomotiva.
O levantamento mostra que mais da metade dos varejistas (55%) usa cartão de crédito para comprar produtos que abastecem as prateleiras do estabelecimento.
Os entrevistados também citam uso de cartão de débito (52%), Pix (37%), dinheiro (35%) e boleto (32%).
Entre os que utilizam boleto, 64% pagam tanto à vista quanto a prazo, dependendo da compra. Entre os 31% que usam a prazo, 37% gostariam de pagar com mais de 30 dias de prazo, mas apenas 6% dizem ter esta opção.
Distribuidores, atacarejos e atacados são os canais mais utilizados para compras de reposição de estoque no setor de varejo de vizinhança do segmento alimentar, enquanto os marketplaces ganham espaço na percepção de conveniência e como canais de pesquisa de preços.
A pesquisa aponta também que os varejistas de vizinhança do setor alimentar estão otimistas com os rumos do seu negócio este ano. A pesquisa diz que 83% acreditam que o desempenho do comércio vai melhorar nos próximos 12 meses.
“A expectativa positiva entre oito em cada 10 entrevistados para 2024 é um indicador poderoso do potencial de crescimento e inovação no setor”, explica presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.
Entre os entrevistados, a maioria (49%) está na faixa etária entre 30 e 45 anos. Outros 40% têm 46 anos ou mais e 11% têm entre 18 e 29 anos.
Em relação à escolaridade, 12% têm curso superior completo, 58% terminaram o ensino médio e 30% têm até o ensino fundamental.