Tailândia sugere aos seus vizinhos visto único para atrair turistas

Tailândia centro urbano Ásia Misto Brasil
Detalhe do centro de bangkok, na Tail6andia, Ásia/Arquivo/Divulgação

As seis nações somaram um total de 70 milhões de turistas estrangeiros em 2023, segundo dados governamentais

Por Misto Brasil – DF

A Tailândia está propondo um acordo no estilo da zona Schengen europeia para seus vizinhos como forma de atrair turistas de maior poder aquisitivo para região, informou a Bloomberg em uma reportagem divulgada neste sábado (06).

De acordo com o texto, o primeiro-ministro tailandês, Srettha Thavisin, e seus homólogos no Camboja, Laos, Malásia, Mianmar e Vietnã já estão debatendo a questão há alguns meses.

O plano estabeleceria uma área semelhante ao espaço de viagens sem passaporte da União Europeia, permitindo aos turistas viajar sem visto entre os seis países.

Para Thavisin, isso ajudará a gerar mais receitas por turista. A maioria dos líderes recebeu bem a ideia, mas a reportagem não menciona em que fase estão as decisões atualmente.

A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês), da qual os países também fazem parte, estuda há alguns anos implementar um sistema de visto único entre os países membros, mas a proposta está estagnada.

Entrevistado pela agência de notícias, Thitinan Pongsudhirak, professor da faculdade de ciências políticas da Universidade Chulalongkorn, afirmou que o esquema de visto único exigiria aprovações coordenadas devido à falta de critérios padronizados pelos países, o que contrasta a ideia implementada na União Europeia.

As seis nações somaram um total de 70 milhões de turistas estrangeiros em 2023, segundo dados governamentais. A Tailândia e a Malásia representam mais da metade destes.

O turismo é uma grande fonte de renda para a Tailândia, representando cerca de 12% de sua economia. Bangkok pretende aumentar ainda mais o número de turistas em suas fronteiras, planejando atingir 80 milhões até 2027.

Travel round South East Asia | Thailand map, Asia map, Bangkok map

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas