Ministro promete concluir a ferrovia Transnordestina

Transnordestina Ministro Renan Filho com trabalhadores Misto Brasil
Ministro Renan Filho com trabalhadores da ferrovia Transnordestina/Divulgação

A obra levou 16 anos para ter 40% executada. Quando concluída, a ferrovia terá 1,2 mil quilômetros e vai cortar os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco

Por Misto Brasil – DF

O ministro dos Transportes, Renan Filho, prometeu concluir neste governo a ferrovia Transnordestina. A promesa foi feita hoje (05) durante a visita que fez em companhia do presidente Lua da Silva nas cidades de Acopiara e Quixeramobum, no Ceará.

Nesse trecho, são executados serviços de infraestrutura, como terraplanagem e drenagem. Na sequência, começam os trabalhos de superestrutura, instalação de trilhos e dormentes. Dos 1.206 quilômetros que a ferrovia terá, 679 quilômetros já estão concluídos.

“Nós vamos entregar a ferrovia de integração nacional, que vai reinserir o Nordeste na estratégia de desenvolvimento do país, trazendo oportunidade pra todo mundo”, assegurou o ministro Renan Filho.

De acordo com o Ministério dos Transportes, avanço da obra nesta região cearense deve gerar mais 1,3 mil postos de trabalho. Atualmente o empreendimento registra 3,8 mil empregos, entre diretos e indiretos, com mais de 90% de mão de obra local.

Em 2025, no pico da construção, o número pode saltar para 23.200 empregos.

Em 2023, foram aplicados cerca de R$ 269 milhões no empreendimento, que hoje contam com uma evolução de 61% de avanço físico.

“A Transnordestina levou 16 anos para ter 40% de obra executada. Em um ano, já temos 61%!  Com Pernambuco de volta ao projeto, vamos ainda mais longe!”, pontuou o ministro.

De Eliseu Martins, no Piauí, até o Porto de Pecém, no Ceará, a Transnordestina terá uma extensão de mais de 1,2 mil quilômetros, passando por 53 municípios dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

A ferrovia será responsável pelo transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério. Boa parte dessa carga seguirá para o mercado externo.s; do prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavore; e do secretário de Transporte Ferroviário do MT, Leonardo Ribeiro; e parlamentares da bancada federal do Ceará, entre outras autoridades.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas