Exposição que conscientiza sobre o autismo será montada na Biblioteca Nacional

Autismo Casa dos Sentidos exposição Misto Brasil
Projeto busca conscientizar sobre o autismo e poderá ser visto em Brasília/Bruno Covello/Divulgação
Compartilhe:

A passagem da segunda edição da Casa dos Sentidos por Brasília será entre os dias 10 e 30 de maio. A entrada será gratuita

Por Misto Brasil – DF

A Casa dos Sentidos retomou sua programação com novidades em sua segunda edição, que se encontra em turnê nacional desde o segundo semestre de 2023. O projeto ganhou novos tons com a participação de novos artistas, e ainda maior alcance, passando por diversas cidades brasileiras.

A passagem da segunda edição da Casa dos Sentidos por Brasília será entre os dias 10 e 30 de maio, na Biblioteca Nacional. A exposição poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 8 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8 às 14 horas.

A construção da exposição teve a consultoria do artista visual e quadrinista Fulvio Pacheco, coordenador da Gibiteca de Curitiba e da Linguagem de Ilustração (GEEK) na Fundação Cultural de Curitiba. O projeto tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA),

Na Casa dos Sentidos, Fulvio auxiliou os artistas convidados na adaptação das linguagens e estéticas das obras apresentadas nos cômodos.

Uma novidade é o Cérebro. O espaço é assinado pela artista convidada Daniélle Carazzai e pelo arquiteto Givago Ferentz, que criaram uma estrutura com dados de pesquisa e referenciais sobre diagnóstico autista.

A imersão da Casa dos Sentidos engloba toda uma vivência sensorial, em ambientes desenvolvidos por artistas, arquitetos e designers renomados. Inovando o projeto, uma nova artista entra em cena: Aline Provensi, que também é psicóloga e autista, assina o espaço do Banheiro.

“Cada um vê o mundo à sua maneira e as pessoas com TEA, enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. A proposta é oferecer uma experiência inédita que fala sobre inclusão social por meio da arte. Tudo de forma sensorial e lúdica”, explica a pesquisadora do projeto, Jocian Machado.

O projeto conta com produção e idealização da Guanabara Produções Culturais com apoio da Montenegro Produções Culturais.

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas