Argentina fará base naval conjunta com os EUA em Ushuaia

General Laura Richardson joined com Javier Milei Misto Brasil
General Laura Richardson joined entrega avião militar para Javier Miler/US Southern Command

A novidade foi anunciada pelo próprio presidente Javier Milei após encontra com militar de alta patente norte-americana

Por Misto Brasil – DF

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta semana planos para estabelecer uma base naval conjunta com os Estados Unidos na província patagônica do Ushuaia após um encontro na Terra do Fogo, extremo sul do país, com a comandante do Comando Sul do país norte-americano, Laura Richardson.

“Embora esta visita não tenha sido programada a princípio, não queríamos deixar de aproveitar a oportunidade para dar as boas-vindas à Argentina ao general Richardson”, disse Milei ao chegar a Ushuaia com o chefe militar.

O anúncio foi divulgado pelo executivo argentino na conta oficial da plataforma X (antigo Twitter).

Segundo ele, a iniciativa consistirá em um centro logístico e no porto de desenvolvimento mais próximo da Antártica, que permitirá fortalecer a economia local e dar serviço logístico, abastecimentos e apoio aos cruzeiros comerciais que operam no Atlântico Sul e aos programas científicos antárticos internacionais, entre outros benefícios.

A cerimônia marcou a transferência de uma C-130H (aeronave de transporte militar) dos EUA para a Força Aérea argentina. A aeronave, avaliada em aproximadamente US$ 34 milhões (R$160 milhões), faz parte de uma doação de assistência à segurança financiada pelos EUA, de acordo com o governo americano.

Na conta do X do Comando Sul dos EUA, o post enfatiza que os EUA “buscam fortalecer a cooperação da defesa regional” entre os dois países.

Em conversa com a Sputnik, o analista internacional Juan Venturino Richardson afirmou que tem um papel muito importante e está entre os quatro ou cinco militares mais importantes dos EUA. “No que diz respeito à região, não há ninguém acima dela”, acrescentou o entrevistado, anotou a Agência Sputnik.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas