Poupança lidera nos investimentos, mas moedas digitais ganham espaço

Dinheiro espécie contagem Misto Brasília
Instituições financeiras têm um plano para os devedores/Arquivo/Divulgação

Pesquisa da Anbima mostra que brasileiros de todas as classes sociais fazem regularmente aplicações financeiras

Por Misto Brasil – DF

A caderneta de poupança mantém o posto de investimento mais conhecido e mais utilizado do país. Um quarto da população afirma ter recursos aplicados no produto.

Os títulos privados e as moedas digitais vêm ganhando espaço e cresceram na preferência das pessoas pelo segundo ano consecutivo: já fazem parte das carteiras de 5% e de 4% dos brasileiros, respectivamente.

O número pessoas de que investem em produtos financeiros seguiu estável em 2023, com 37% (alta de um ponto percentual, dentro da margem de erro da pesquisa).

A divisão por estrato social mostra que mais da metade dos brasileiros da classe A/B investem (55%). O percentual fica um pouco acima de um terço na classe C (38%) e alcança uma em cada cinco pessoas da classe D/E (20%).

É o que concluiu a pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha.

“Apesar de a poupança ainda ser a opção mais lembrada e acessada, vemos ao longo dos anos uma proporção cada vez maior de pessoas mencionando e investindo em outros produtos. É, inclusive, uma tendência maior entre a população mais jovem”, comentou o superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da entidade, Marcelo Billi.

“Muitos fatores têm contribuído para isso, como a procura de investidores por aplicações mais rentáveis em momentos de queda de juros; a sofisticação do nosso mercado financeiro; e o fenômeno dos influenciadores digitais, que popularizaram a conversa sobre investimentos nas redes sociais”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas