O valor do etanol é definido pelos usineiros e distribuidoras, o que também impacto no valor do litro da gasolina
Por Misto Brasil – DF
O motorista do Distrito Federal está pagando mais caro pelo etanol e gasolina desde a segunda-feira (01). A média do reajuste é de R$ 0,36, de acordo com o Sindicato dos Postos Revendedores de Combustíveis.
Em alguns postos, o preço do litro da gasolina está sendo vendido a R$ 6,19, o que pegou muita gente de surpresa. Entre o final de semana e o início da semana, aconteceram dois aumentos nos preços dos dois combustíveis.
O valor do etanol é definido pelos usineiros e distribuidoras, o que também impacto no valor do litro da gasolina. O combustível tem em sua composição 27% de etanol.
“Agora está difícil mais uma vez, porque a gente depende do carro que passou a ser importante para a minha atividade profissional”, disse o representante comercial Getílio Vieira.
Em março, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que aumenta a mistura do etanol na gasolina e do biodiesel no diesel.
A mistura do etanol passou de 22% para 27%, podendo até chegar até 35%. A porcentagem de biodiesel irá aumentar 1% ao ano até 2030, chegando a 20% da mistura com diesel. Atualmente a porcentagem é de 14%.
O relator do projeto, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), defendeu que a proposta é estratégica para o país. O projeto de lei ainda cria incentivos para programas nacionais do diesel verde, combustível sustentável de aviação e do biometano.