O Fundo Clima, gerido pelo Ministério do Meio Ambiente e operacionalizado pelo BNDES, já financiou projetos inovadores desde 2011
Por Misto Brasil – DF
Em uma cerimônia no Palácio do Planalto, a ministra Marina Silva e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, assinaram um contrato que marca um novo capítulo na luta contra a mudança do clima no Brasil.
A iniciativa, testemunhada pelo presidente Lula da Silva, destina R$ 10,4 bilhões ao Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima), o maior investimento já realizado desde sua criação, em 2009.
Os recursos, provenientes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, serão administrados pelo BNDES e financiarão projetos inovadores e de alto impacto para um desenvolvimento sustentável.
A expectativa é gerar emprego, renda e impulsionar a transformação da matriz energética brasileira, de forma a promover a agricultura e cidades resilientes.
“Há uma grande demanda por projetos de qualidade que conciliam desenvolvimento sustentável com geração de emprego e renda. Esses recursos farão a diferença na transformação da nossa matriz energética, na agricultura e em cidades resilientes, entre outras áreas prioritárias”, destacou a ministra Marina Silva.
O Fundo Clima, gerido pelo Ministério do Meio Ambiente e operacionalizado pelo BNDES, já financiou projetos inovadores desde 2011. O aporte recorde de R$ 10,4 bilhões representa um salto significativo na capacidade de investimento e reforça o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.