Programação na semana marca os 27 anos da faixa de pedestres

Caminhada faixa de segurança DF Misto Brasília
A faixa de segurança deve ser respeitada para preservar a vida/Arquivo

Dados da Gerência de Estatística do Detran-DF mostram que as faixas de pedestres reduzem drasticamente as fatalidades no trânsito

Por Misto Brasil – DF

A faixa de pedestres é um dos principais símbolos do respeito no trânsito e celebra, nesta segunda-feira (1º), 27 anos de adoção no Distrito Federal.

Para marcar a data, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar fizeram uma programação educativa ao longo da semana.

Desde o início deste ano, 1.500 faixas foram renovadas no DF, dando prioridade às próximas de escolas. Atualmente, existem 4.471 travessias nas vias urbanas no DF, sendo 727 instaladas entre 2019 e 2024, segundo informou a Agência Brasília.

Dados da Gerência de Estatística do Detran-DF mostram que as faixas de pedestres reduzem drasticamente as fatalidades no trânsito. Em 2020, foram registradas três mortes por atropelamentos em faixa de pedestres não semaforizadas.

Em 2021, foram seis pedestres mortos e, em 2022, houve uma leve queda, resultando em cinco vítimas. Os dados mais recentes são de 2023, com dois atropelamentos fatais, uma redução de 66% em relação ao ano de 2022.

Em comparativo com os atropelamentos em geral, ou seja, fora das travessias, foram 72 acidentes fatais em 2020 e 69 em 2021, uma queda de 4% entre os dois anos. Em 2022, o índice aumentou para 26%, com 91 mortes, enquanto em 2023 estes números reduziram 6,4%, totalizando 85.

A estudante de turismo Raphaella Nunes Pedroso, 23 anos, atravessou a faixa na cadeira de rodas e falou sobre o respeito que nota no trânsito.

“Pessoas como eu têm dificuldade de locomoção, idosos que usam andador ou muletas, por exemplo. Em outros lugares, às vezes, não há a paciência de esperar as pessoas fazerem a travessia, estão com pressa pela rotina corrida. Não é só pela questão da multa em si, mas também da conscientização da sociedade e da convivência”.

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas