Navios com alimentos chegam nesta segunda-feira em Gaza

Faixa de Gaza ajuda humanitária navios Misto Brasil
Flotilha segue para a Faixa de Gaza com ajuda humanitária/Arquivo/Word Central Kitchen

O número insuficiente de caminhões de ajuda por via rodoviária fez os alertas de fome extrema se multiplicarem

Por Misto Brasil – DF

Três navios carregando quase 400 toneladas de alimentos e itens de primeira necessidade devem chegar à Faixa de Gaza nesta segunda-feira (01), informaram autoridades do governo do Chipre, de onde eles zarparam no sábado.

A flotilha é organizada por duas instituições de caridade – a World Central Kitchen, com sede nos EUA, e a espanhola Open Arms – e integra um esforço para abrir um corredor marítimo humanitário entre o Chipre e o território palestino, sitiado desde o início da guerra entre Israel e Hamas em outubro.

“Não há ajuda suficiente chegando a Gaza, e precisamos abrir o maior número possível de caminhos“, disse Juan Camilo, da World Central Kitchen, em um vídeo filmado da flotilha e postado no X.

O número insuficiente de caminhões de ajuda entrando em Gaza por via rodoviária fez os alertas de fome extrema se multiplicarem no território. Além da via marítima, alguns países também têm distribuído ajuda por via área, lançada a partir de aviões.

Apesar dos esforços de ampliar a entrega de ajuda por mar e ar, agências da ONU e organizações internacionais têm dito que as entregas por terra são a única maneira de fornecer ajuda no volume necessário.

Na quinta-feira, a Corte Internacional de Justiça (CIJ), principal tribunal de ONU, ordenou que Israel “garanta assistência humanitária urgente” em Gaza e abra mais passagens terrestres para a chegada de ajuda a Gaza por meio de caminhões que levam comida, água, combustível e outros itens de primeira necessidade para a população do território.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas