Romênia e a Bulgária integram agora o Espaço Schengen

Mapa Romênia Ucrânia Polônia Misto Brasília
Mapa da região da Ucrânia, Romênia e Polônia/Arquivo/Divulgação

Os viajantes agora podem se deslocar entre os dois países sem a necessidade de passar pelo controle de vistos e passaportes

Por Misto Brasil – DF

Mais de uma década após terem se tornado países-membros da União Europeia (UE), a Romênia e a Bulgária integram neste domingo (31) – pelo menos parcialmente – ao Espaço Schengen, que permite viagens sem controle de fronteira e vistos entre as nações participantes.

Os viajantes agora podem se deslocar entre os dois países do Leste Europeu e a maioria da UE sem a necessidade de passar pelo controle de vistos e passaportes ao viajar por via marítima ou aérea.

Com a adesão, agora 25 dos 27 países da UE pertencem ao Espaço Schengen – Cyprus e Irlanda são as exceções. Quatro países que não são membros da UE também integram o espaço: Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Devido a um veto da Áustria, as rotas terrestres com a Romênia e a Bulgária não foram incluídas em função do receio de que isso permitiria que migrantes de fora da UE entrassem mais facilmente de forma clandestina em outros Estados do bloco.

“Este é um grande sucesso para ambos os países”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no sábado.

“E um momento histórico para o Espaço Schengen – a maior área de livre circulação do mundo. Juntos, estamos construindo uma Europa mais forte e mais unida para todos os nossos cidadãos.”

Os dois países esperam se tornar membros plenos do Espaço Schengen até o final do ano.  A Croácia, que se juntou ao bloco depois da Romênia e da Bulgária, foi aceita plenamente no espaço em janeiro do ano passado.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas