Pacifistas pedem no Sábado de Aleluia cessar-fogo na Ucrânia

Alemanha Passeata pela Paz Sábado de Aleluia
Milhares de pessoas participaram de passeatas pela paz/Velt

Cerca de 70 marchas ou eventos pela paz ocorreram em todo o país, com lema “Agora, mais do que nunca, juntos pela paz”

Por Misto Brasil – DF

Milhares de pessoas participaram neste Sábado de Aleluia (30), na Alemanha, de passeatas pela paz, organizadas tradicionalmente durante o fim de semana da Páscoa, e que neste ano tiveram como tema as guerras da Ucrânia e de Gaza.

Cerca de 70 marchas ou eventos pela paz ocorreram em todo o país, que tiveram como lema “Agora, mais do que nunca, juntos pela paz”.

A maior manifestação reuniu 3.500 pessoas em Berlim, capital do país, segundo a polícia. Em Stuttgart, sudoeste do país, compareceram 1.500 pessoas, em Munique, no sul, quase 850, e em Colônia, no oeste, 400 pessoas.

O porta-voz da rede “cooperativa pela paz”, Kristian Golla, declarou que ficou satisfeito com o nível de participação, similar ao do ano passado.

As principais reivindicações dos pacifistas neste ano foram um cessar-fogo na Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro de 2024, e por um interrupção das hostilidades entre Israel e o grupo Hamas, que travam uma guerra na Faixa Gaza desde outubro.

A organização de passeatas pela paz é uma tradição que remonta ao período da Guerra Fria na Alemanha. Os protestos atingiram o auge entre o final da década de 1960 e o início da década de 1980.

Naquela época, quase 300.000 pessoas protestavam a cada ano contra a corrida armamentista entre os EUA e a antiga União Soviética.

Os líderes da coalizão de governo da Alemanha, alguns de partidos com conexões tradicionais próximas a esse movimento, também emitiram mensagens de Páscoa tentando conciliar seu desejo de paz com políticas de fornecimento de armas para a Ucrânia, que trava uma guerra defensiva contra a Rússia e o recente aumento dos gastos alemães com defesa.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas