Ataques com mísseis e drones destroi sistema energético ucraniano

Ucrânia usina hidrelétrica guerra Misto Brasil
Usinas hidrelétricas de Kaniv e Dniester, na Ucrânia, estavam entre os alvos/Reproduçào rede social

Os ataques russos se concentraram em três regiões, informou nesta sexta-feira o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmygal

Por Misto Brasil – DF

Um ataque com mísseis e drones lançado na noite de quinta-feira (28) contra a Ucrânia deixou danos na infraestrutura energética em seis regiões, informou nesta sexta-feira o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, informou a Agência DW.

“Ontem à noite, a Rússia continuou seus bárbaros ataques ao sistema energético ucraniano. Há danos na infraestrutura energética das regiões de Dnipropetrovsk, Vinnytsia, Ivano-Frankivsk, Lviv, Cherkassy e Chernivtsi. Em algumas regiões ocorreram apagões de emergência”, disse em uma mensagem no Telegram.

“O principal alvo do ataque foi novamente o nosso setor energético. Resistimos ao golpe. O sistema energético ainda está inteiro, mas a situação é muito difícil“, alertou Shmygal, citado pela agência de notícias Interfax-Ucrânia.

Ele reiterou que “a Ucrânia precisa de mais sistemas de defesa aérea para salvaguardar infraestruturas críticas e proteger a população”, lembrando ao mesmo tempo que este é o principal tema de discussão com os parceiros internacionais.

Shmygal explicou ainda que a Ucrânia importa eletricidade de Romênia, Eslováquia, Polônia, Hungria e Moldávia para que o sistema funcione de forma estável.

Além disso, ressaltou que devido às condições climáticas aceitáveis, várias comunidades e cidades já tomaram a decisão de encerrar a temporada de uso de calefação.

“Apesar dos grandes desafios e ameaças, superamos com sucesso”, declarou, de acordo com a mídia.

A Ukrenergo, a empresa nacional de eletricidade da Ucrânia, informou em uma mensagem também no Telegram que “as centrais térmicas e hidrelétricas nas regiões central e ocidental sofreram danos”.

O principal fornecedor de energia da Ucrânia, a DTEK, disse que o equipamento de três das suas centrais térmicas foi seriamente danificado e um funcionário ficou ferido.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas