Banco do Nordeste integra consórcio do projeto da moeda digital do Brasil

Drex moeda digital brasileira Misto Brasil
Está em desenvolvimento a moeda digital brasileira/Arquivo/BC

O consórcio coordenado pela TecBan é constituído pela Pinbank Brasil, Dinamo, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale, Foxbit, CPQD, AWS e Parfin

Por Misto Brasil – DF

O Banco do Nordeste (BNB) iniciou, em fevereiro, sua participação no projeto de desenvolvimento da moeda digital do Brasil, o Drex (em inglês, Central Bank Digital Currency – CBDC)

A instituição integra um dos consórcios criados pelo Banco Central (Bacen) para realizar testes utilizando ferramentas do sistema financeiro com o objetivo de avaliar a segurança das operações.

O consórcio é liderado pela empresa digital TecBan. Pelo cronograma do Bacen, o real digital será lançado, oficialmente, em dezembro deste ano para ser utilizado no sistema blockchain.

Além da TecBan e agora o BNB, o consórcio é constituído pela Pinbank Brasil, Dinamo, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale, Foxbit, CPQD, AWS e Parfin.

No grupo, tem empresas públicas e privadas voltadas para negócios como o desenvolvimento blockchain, Hyperledger Besu, custódia, tokenização, segurança e privacidade e serviços computacionais em nuvem.

“Com a chegada desse novo e relevante participante incorporamos mais diversidade aos debates e enriquecemos o trabalho que estamos desenvolvendo juntos”, disse o gerente de plataformas digitais da empresa, Luiz Fernando Lopes.

Com maior segurança nas operações, as instituições poderão reduzir custos operacionais e os riscos de inadimplência e, consequentemente, oferecer condições mais vantajosas aos clientes. Outro importante ganho é a agilidade nos processos.

Com previsão de lançamento até o final de 2024, essa moeda digital nacional surge com a promessa de viabilizar uma variedade de transações financeiras seguras, envolvendo ativos digitais e contratos inteligentes, disponíveis para o público.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas