As quase 200 toneladas de mantimentos foram transportadas numa barcaça rebocada pelo navio da Open Arms, que partiu do Chipre
Por Misto Brasil – DF
A Alemanha começou neste sábado (16) a lançar por via aérea ajuda ao norte de Gaza, três dias após o ministro da Defesa, Boris Pistorius, ter autorizado a medida para aliviar a crise humanitária no enclave palestino.
Um avião Hércules C130 lançou, de uma altura de cerca de mil metros, quatro toneladas de alimentos sobre Gaza, informou a Força Aérea alemã na rede social X.
Os lançamentos foram realizados após o Hércules, que pode transportar até 18 toneladas de carga, decolar da Jordânia.
A primeira entrega de ajuda humanitária da força aérea alemã, através da ponte aérea promovida pela Jordânia, ocorreu poucas horas depois de o chanceler federal alemão, Olaf Scholz, ter partido para o país para se reunir com o rei jordaniano Abdullah 2°.
Os dois líderes devem discutir a situação na Faixa de Gaza e no Oriente Médio. No domingo, o chanceler alemão viajará também para Israel, onde vai se reunir com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e com o presidente israelense, Isaac Herzog.
Update #AirDropforGaza: wir liefern. Der Pilot und Kommandant der 1. Maschine, die Lebensmittel über dem Gaza abgeworfen hat, Oberstleutnant Tim erzählt wie es war. Gemeinsam mit @EtatMajorFR hat die ???????????????? Staffel aus @VilleEvreux abgeliefert. #StrongerTogether #Lunionfaitlaforce pic.twitter.com/hqyQ1t0iXx
— Team Luftwaffe (@Team_Luftwaffe) March 16, 2024
Enquanto isso, a primeira leva de ajuda humanitária à Faixa de Gaza desde o acirramento do conflito entre o grupo palestino Hamas e Israel, em 7 de outubro, já está em terra e sendo preparada a ser distribuída à população
A informação é deste sábado (16) da ONG espanhola Open Arms, que organizou o transporte.
Em comunicado à agência de notícias AFP, a ONG World Central Kitchen (WCK), responsável pela distribuição, confirmou a informação, sem especificar quando e onde a operação transcorrerá.
As quase 200 toneladas de mantimentos foram transportadas numa barcaça rebocada pelo navio da Open Arms, que partiu terça-feira do porto de Larnaca, no Chipre.
A embarcação aportou num cais temporário em Gaza, e seu conteúdo foi descarregado para 12 caminhões.
O Exército israelense declarou nesta sexta-feira ter submetido o navio a uma “verificação de segurança completa”, além de enviar tropas para “proteger” a área da descarga, na costa sudoeste da Cidade de Gaza.