Biden deve anunciar porto na Faixa de Gaza como ajuda humanitária

Faixa de Gaza mapa da região Misto Brasília
Faixa de Gaza é uma estreita área de conflito no Oriente Médio/Arquivo/BBC News

O presidente dos Estados Unidos deve anunciar a novidade num discurso na sessão conjunta do Congresso

Por Misto Brasil – DF

Os Estados Unidos planejam aumentar a entrega de ajuda humanitária na Faixa de Gaza através da construção de um porto na região costeira do enclave, numa operação de grande porte que não deverá envolver militares americanos.

Fontes do governo americano disseram que o presidente, Joe Biden, anunciará a medida em seu discurso sobre o estado da nação, durante uma sessão conjunta do Congresso.

O bloqueio imposto por Israel a Gaza, em meio a sua ofensiva no enclave palestino, deixou a população ameaçada pela fome e por uma grave escassez de recursos. Os envios aéreos organizados pelos EUA não são suficientes para abastecer a região.

Segundo um informe recente do Programa Alimentar Mundial (PAM), “o conflito em Gaza deixou toda a população de 2,2 milhões de pessoas em níveis de crise ou em outros mais graves de insegurança alimentar crítica”.

“Centenas de milhares de pessoas se acumulam em abrigos e hospitais superlotados, em meio à falta de comida e água”, relatou a agência da ONU.

Diante dessa perspectiva, Biden ordenou às Forças Armadas americanas a construção de um porto temporário em Gaza, através do trabalho em parceria com “países afins e parceiros humanitários”, segundo autoridades do governo americano que não quiseram se identificar.

O porto deverá permitir a entrega de centenas de cargas adicionais de ajuda por dia.

“Para que possamos de fato lidar com as necessidades urgentes da população civil em Gaza e permitir que os parceiros humanitários possam distribuir de maneira segura a ajuda através de Gaza na escala que se faz necessária, é fundamental que tenhamos um cessar-fogo”, afirmaram as autoridades americanas, citadas pela agência de notícias AFP.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas