A plataforma será implementada em fases e, na sua última etapa, substituirá o atual Centro de Atendimento Virtual, o Portal e-CAC
Por Misto Brasil – DF
A Receita Federal do Brasil lançou o novo Portal de Serviços Digitais desenvolvido em colaboração com o Serpro. A plataforma foi projetada para ser acessível por computadores, tablets e smartphones.
A plataforma será implementada em fases e, na sua última etapa, substituirá o atual Centro de Atendimento Virtual, o Portal e-CAC.
Nesta primeira etapa, o novo portal funcionará como um agregador de sistemas, exibindo o mapa de todos os serviços digitais.
Estão organizados por segmentos de interesse como Cidadão, Responsáveis por Negócios, Empresas no Simples Nacional, MEI e outros.
O portal oferece serviços, centralizados no portal e organizados de maneira intuitiva para atender às necessidades de cada usuário.
Entre os serviços oferecidos, estão opções destinadas a contribuintes individuais, empresas (incluindo aquelas enquadradas no Simples Nacional ou como Microempreendedor Individual (MEI), proprietários de imóveis rurais, participantes da construção civil, além de serviços de consulta livre, como emissão de comprovantes, certidões e validação de documentos.
“O principal ponto a ser destacado no novo portal é a sua construção voltada para o usuário. É um portal do contribuinte, construído para que ele possa acessar e tratar seus próprios dados fiscais”, disse o analista tributário da Subsecretaria de Gestão Corporativa da Receita, Roberto Kappel Castilho.
O Serpro empresa foi responsável por criar um ambiente centralizado, integrando os diversos serviços oferecidos pela Receita Federal. A colaboração entre as equipes envolveu não apenas integrações de sistemas, mas também um foco especial na experiência do usuário (UX), garantindo facilidade de uso e eficiência.
“Essa etapa de reorganização da informação, a reestruturação dela, está atrelado ao que chamamos de arquitetura da informação dentro de um projeto. Com esses insumos, passamos a gerar os protótipos como alternativas para resolver as dores dos usuários”, explicou o gestor na área de Desenvolvimento de Soluções de Experiência do Usuário do Serpro, Frederico Junger