O dinheiro para aquisição de equipamentos e reparos, especialmente para o Instituto de Física, vieram de oito emendas parlamentares
Por Misto Brasil – DF
Os deputados distritais aprovaram, nesta terça-feira (27), crédito suplementar para aquisição de equipamentos e reparos no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB).
A ajuda financeira será principalmente para o Instituto de Física (IF), que foi o mais afetado após o alagamento causado pelas chuvas do último dia 9.
O crédito total a ser executado é de pouco mais de R$ 3,5 milhões, superando os R$ 3 milhões solicitados pela reitora da universidade, Márcia Abrahão Moura, durante a reunião do colégio de líderes do dia 19, segundo informou a Agência CLDF.
Os recursos, garantidos via oito emendas ao PL 953/2024, serão destinados ao Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP), que fará um termo de fomento junto à Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para a aquisição dos equipamentos.
Responsável pela articulação, o presidente da Comissão de Saúde e Cultura da CLDF, deputado Gabriel Magno (PT), explicou que a demanda foi prontamente atendida pelo presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), que fortaleceu os laços entre a UnB e o Legislativo.
O deputado Ricardo Vale (PT) advertiu sobre a proliferação da dengue entre os moradores de rua.
“É uma população extremamente vulnerável. E, dada sua situação, mais sujeita à picada do mosquito transmissor”, argumentou o parlamentar.
Ele fez um apelo ao Governo do Distrito Federal para que dê mais atenção aos cidadãos nas ruas – segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos, chegam a 8 mil – que serão tema, no próximo mês, de uma audiência pública por iniciativa do distrital. Ricardo Vale ainda sugeriu que a Secretaria de Saúde distribua repelentes para ajudar a combater a doença.
Título de Cidadã para a vice-governadora
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene nesta quinta-feira (29) para entregar o Título de Cidadã Honorária de Brasília à vice-governadora Celina Leão.
A solenidade acontece no plenário da Casa, a partir das 9h, e será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara Distrital.
Iniciativa dos deputados Pepa (PP) e Wellington Luiz (MDB). O auditório da Casa também será aberto e abrigará transmissão simultânea da sessão.
Celina Leão Hizim nasceu em Goiânia em 2 de março de 1977. Seu primeiro cargo no governo do DF foi em 2006, à frente da Secretaria de Juventude.
Em 2010, ela assumiu seu primeiro mandato de deputada distrital, tendo sido reeleita na eleição seguinte; e, em 2019, assumiu mandato de deputada federal pelo DF.