O número de usuários passou de 4 mil para 11 mil pessoas que são transportados todos os dias de graça pelas empresas de ônibus subsidiadas
Por Misto Brasil – DF
Completou três meses o programa da tarifa zero em Luziânia. Um dos resultados anunciados pela prefeitura, foi o aumento do número de passageiros diários. Passou de 4 mil – quando a tarifa custava R$ 2,90 -, para 11 mil pessoas agora com as catracas são liberadas.
O sistema de passagens gratuitas também inclui a zona rural que são mais povoadas, onde operam três linhas de ônibus. O programa tem 45 mil usuários cadastrados que utilizam o sistema de transporte gratuitamente.
O prefeito Diego Sorgatto disse que o modelo adotado na sua cidade e subsidiado pela prefeitura passou a ser copiado. “Os benefícios podem ser vistos nas áreas social, ambiental e econômica, como a redução da poluição, do congestionamento e da desigualdade”.
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, que esteve em Luziânia na semana passada, também pretende adotar o tarifa zero nos moldes de Luziânia.
“Vendo aqui o formato que foi introduzido, teremos condições de levar essa possibilidade também para Paraíso e assim resolver o problema do transporte público no município”.