Setor de casa e decoração teve crescimento de 4,7%

Construção civil decoração
O aquecimento da construção civil ajudou toda a cadeia produtiva do setor/Arquivo

De acordo com uma pesquisa, o negócio movimentou mais de R$ 96,3 bilhões no ano passado. Brasília anotou um crescimento de 2,6%

Por Misto Brasil – DF

O setor de casa e decoração experimentou um crescimento de 4,7% em 2022, quando comparado com 2017 e 2020. O percentual faz parte de um levantamento realizado pela Inteligência de Mercado e a Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração e Celebração (ABCasa).

O setor movimentou mais de R$ 96,3 bilhões no ano passado, envolvendo 238,9 mil pontos de venda em todo o país. Em Brasília, o consumo residencial de artigos para casa registrou um crescimento geral de 2,6% no período. Veja a pesquisa completa por cidades.

A mesma pesquisa aponta que na distribuição dos empregos diretos, a indústria de artigos de uso doméstico e pessoal correspondeu a 59,6%, com mais de 273 mil pessoas contratadas.

A linha de artigos de decoração atingiu 26,8% e a produção de artigos de presentes, papelaria, tabacaria, suvenires, bijuteria e artesanato contribuiu com 13,6%.

A indústria de artigos de uso doméstico e pessoal apresentou crescimento no número de contratações, passando de 58,5% em 2017 para 59,6% em 2022.

A linha de artigos de decoração representava 25,9% dos empregos em 2017, e em 2022 aumentou para 26,8%.

A linha de artigos de presentes, papelaria, tabacaria, suvenires, bijuteria e artesanato, por outro lado, teve redução da participação de 15,7% em 2017 para 13,6% em 2022.

“O nosso setor, ao lado da construção civil, teve um aumento expressivo no pós-Covid 19 e o resultado direto foi o aumento no número de lojas, produção e profissionais ligados ao segmento”, observou o presidente presidente da ABCasa Eduardo Cincinato.

“Houve uma mudança de mentalidade do consumidor final, que passou a ter um novo olhar para a casa e hoje investe mais em decoração”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas